MARQUE NA SUA AGENDA! 5, 6 E 7 DE JUNHO DE 2019 - WINDSOR OCEÂNICO - RIO DE JANEIRO

Trabalhos

 

Período de submissão de Trabalhos

De 15 de agosto de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

 
 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA A QUALIDADE DE CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE – SOBRASP

I. APRESENTAÇÃO

O I CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA A QUALIDADE DE CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE (SOBRASP) ocorrerá no período de 5 a 7 de Junho de 2019 no Rio de Janeiro.

    I.1. Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente por meio eletrônico pelo site do evento, até o dia 28 de fevereiro de 2019.

    I.2. A Organização do Congresso considera o primeiro autor como relator, ou seja, aquele que fará a apresentação do trabalho científico. Na impossibilidade do relator, um dos demais autores, devidamente inscrito, poderá apresentar o trabalho.

    I.3. Para envio do trabalho científico, o relator deverá estar inscrito no Congresso. Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e / ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o relator deverá realizar o pagamento até o dia 05 de abril de 2019.

    I.4. Se o relator não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail  trabalhos@sobrasp2019.com.br até o dia 05 de abril de 2019.

    I.5. Cada resumo de trabalho científico poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores (o relator e cinco co-autores).

    I.6. Os resumos de trabalhos científicos serão aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções. Assim, sugere-se que os resumos tenham passado por revisão gramatical e ortográfica e estejam de acordo às normas estabelecidas.

    I.7. Certifique-se de que o e-mail informado no momento da submissão do trabalho e na inscrição esteja correto, pois todas as informações serão veículadas por meio dele.

    I.8. A relação dos resumos aprovados, a serem apresentados oralmente ou na modalidade e-pôster, estará disponível no site do evento até o final de abril.

 

II. TEMAS PARA ENVIO DE RESUMOS

OS TRABALHOS DEVERÃO SER SUBMETIDOS CONFORME AS CINCO ÁREAS TEMÁTICAS A SEGUIR:

1) Trilha 1 - Segurança do Paciente como Política Pública de Saúde

Trilha 1 - Segurança do Paciente como Política Pública de Saúde
Trilha 1 - Segurança do paciente como política pública de saúde. A qualidade do cuidado e a segurança do paciente enquanto elementos do direito à vida e do direito à saúde. A identificação de oportunidades de melhorias no arcabouço legal do Sistema Único de Saúde com vistas à consolidação da segurança do paciente. A inserção e desenvolvimento da segurança do paciente no planejamento e no funcionamento do Sistema Único de Saúde (planos, programações, conselhos, etc.). O papel da regulação e dos mecanismos regulatórios em relação aos serviços públicos e privados de saúde visando à melhoria da segurança do paciente. O fortalecimento da governança, da liderança e da capacidade organizacional da segurança do paciente em todos os níveis do Sistema Único de Saúde. A participação social e o papel dos conselhos de saúde na formulação, no acompanhamento e na avaliação da segurança do paciente nas políticas públicas de saúde. O fortalecimento da capacidade de monitoramento e de avaliação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (sistema de notificação; indicadores; pesquisas avaliativas e outros).

2) Trilha 2 - Soluções e Inovações para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente no Sistema de Saúde

Trilha 2 - Soluções e Inovações para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente no Sistema de Saúde
Trilha 2 - Soluções e inovações para a qualidade do cuidado e segurança do paciente no sistema de saúde. Esta trilha visa a reunir experiências de desenvolvimento e implementação de intervenções voltadas para a melhoria da qualidade do cuidado e segurança do paciente em sistemas e serviços de saúde. Comporta iniciativas que englobam da concepção à implementação de soluções e inovações; à identificação de fatores contextuais influenciais; à avaliação da efetividade e do custo-efetividade destas intervenções; e a sua incorporação em larga escala. Caberão também nesta trilha os relatos de adequação local de práticas de segurança do paciente reconhecidas mundialmente, incluindo aquelas preconizadas pelo Ministério da Saúde no Brasil.

3) Trilha 3 - Cuidado Centrado nas Pessoas: Engajamento dos pacientes, familiares e comunidade

Trilha 3 - Cuidado Centrado nas Pessoas: Engajamento dos pacientes, familiares e comunidade
Trilha 3 - Cuidado centrado nas pessoas: engajamento dos pacientes, familiares e comunidade. Definição de cuidado centrado. Reflexão sobre o impacto do cuidado centrado na pessoa na qualidade do cuidado e segurança do paciente. Interfaces do cuidado centrado na pessoa. A valorização da experiência do paciente como ferramenta chave de melhoria. Tomada compartilhada de decisões. Apoio ao autocuidado dos profissionais envolvidos no cuidado, assim como dos pacientes, familiares e comunidade. O impacto do cuidado centrado sobre os recursos financeiros e humanos dos serviços.

4) Trilha 4 - Cultura de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde e na Sociedade

Trilha 4 - Cultura de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde e na Sociedade
Trilha 4 - Cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde e na sociedade. A cultura de segurança do paciente como conceito multidimensional, que integra a cultura organizacional no contexto dos serviços de saúde – sua disseminação entre os profissionais, usuários e sociedade. Organizações de alta confiabilidade e suas lições para o contexto da saúde. Avaliação da cultura de segurança e suas diversas aplicabilidades na gestão das organizações de saúde. A valorização da aprendizagem contínua frente à ocorrência de incidentes de segurança, respaldada pela cultura não punitive, que encoraja e incentiva a notificação de eventos adversos, contribuindo para o fortalecimento da cultura de segurança. A responsabilização diante da ocorrência de eventos adversos: a transparência e a abertura das informações (disclosure) para com os pacientes, familiares e o acolhimento dos profissionais envolvidos. As intervenções de melhoria da cultura de segurança e as relações dos líderes com suas equipes. A cultura justa contemplando seus aspectos jurídicos. O papel da mídia e redes sociais na construção da cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde e na sociedade.

5) Trilha 5 - Educação e Pesquisa para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente

Trilha 5 - Educação e Pesquisa para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente
Trilha 5 - Educação e pesquisa para a qualidade do cuidado e segurança do paciente. Educação e pesquisa como fundamento para a qualidade do cuidado e segurança do paciente. A formação do profissional de saúde para a qualidade e segurança do cuidado: diretrizes curriculares nacionais. A educação permanente dos profissionais da saúde. A pesquisa como estratégia para identificação de problemas, causas e soluções voltados para a realidade local dos serviços de saúde. Educação interprofissional e Segurança do Paciente.

II.1 Os autores poderão escolher a Trilha para classificação do trabalho, porém, a mesma poderá ser reclassificada pela Comissão Científica do Congresso.


III. CATEGORIAS DOS RESUMOS

III.1 Pesquisa Científica sobre Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente; e

III.2 Experiências Exitosas em Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente.

 

IV. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS PARA E-POSTER E COMUNICAÇÃO ORAL

OS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DEVERÃO SER SUBMETIDOS PARA AVALIAÇÃO CONTENDO A FORMATAÇÃO E OS SEGUINTES ELEMENTOS:

Título

Deve identificar com clareza a natureza do trabalho, ser escrito em letras maiúsculas e não utilizar abreviações. No máximo 15 palavras.


Autores

IMPORTANTE: Apenas aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo, podem ser listados como autores.


Instituição

Instituição a qual se encontram vinculados os autores e email do relator.


Corpo do Texto

Escrito de acordo com a norma culta, em parágrafo único e com a nova ortografia da língua portuguesa. Com 2400 caracteres incluindo os espaços.
Deve conter obrigatoriamente:

1. Pesquisa Científica
Introdução: apresentação do assunto e justificativa do estudo.
Objetivo: objetivo geral do trabalho.
Método: descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa, local, amostra/participantes, análise dos dados, entre outros aspectos que o(s) autor(es) considerar(em) necessário. Não inserir figuras, gráficos ou tabelas. Inserir no resumo o número do parecer do comitê de ética em pesquisa, se for o caso.
Resultados: detalhes dos principais resultados obtidos no estudo.
Discussão: discussão dos resultados comparados com os encontrados na literatura.
Conclusão: resposta ao objetivo do estudo e recomendações, se for o caso.

2. Experiência Exitosa:
Introdução: apresentação e justificativa da proposta.
Objetivos: finalidade(s) da iniciativa de melhoria.
Descrição da execução: desenvolvimento, incluindo período de realização, local, participantes envolvidos, técnicas adotadas.
Análise crítica dos resultados: alcance dos objetivos, dificuldades encontradas.
Lições aprendidas e Contribuições para a Segurança do Paciente

Descritores: Indicar 3 (três) de acordo com o DeCs, separados por ponto e vírgula e iniciar em letras maiúsculas.

Existência de financiamentos

(informar agência/ órgão financiador), parcerias e conflitos de interesse.


V. LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE

Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos vinculados à sua inscrição (como relator), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.


VI. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

E-Poster

Comunicação Oral


VI.1 A escolha da modalidade de apresentação do trabalho será feita pela Comissão Científica do Congresso.


VI.2 DA ELABORAÇÃO DE E-POSTER
A elaboração do e-pôster deverá seguir rigorosamente as seguintes instruções:

  1. Elaborar a apresentação no formato eletrônico com o arquivo final salvo no formato PDF, de, no máximo, 6 slides.
  2. O e-poster será apresentado em TV LCD Full HD 50” com resolução 1920x1080
  3. Fonte (Arial) de, no mínimo, 24 e, no máximo, 28 para o texto e, no mínimo, 32 e, no máximo, 48 para o título, destaca-se que todos os elementos devem estar legíveis a uma distância de 1,5m;
  4. Centralizar no topo o título e abaixo os nomes dos autores e a instituição.
  5. A estrutura do trabalho científico deverá conter os mesmos elementos indicados no resumo: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusões e principais Referências Bibliográficas.
  6. É recomendado que algumas informações sejam apresentadas em formas de gráficos, figuras e tabelas, evitando textos longos e facilitando a compreensão rápida pelo leitor, o que torna o e-pôster mais atrativo para os participantes do congresso.


VI.3 DA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL

  1. Cada trabalho terá cinco minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.
  2. Esta modalidade se destina, exclusivamente, a apresentação de relatos de experiências exitosas, pesquisas, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação stritu sensu, dissertações de mestrado e teses de doutorado que guardem relação com o tema central do congresso e seus desdobramentos. Não serão aceitos projetos de pesquisa, resumos de revisões bibliográficas narrativas e reflexões.

 

VII. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

VII.1 Os trabalhos científicos serão avaliados por profissionais com reconhecida capacidade técnico-científica nas áreas relacionadas à pesquisa e segurança do paciente. 
VII.2 Os avaliadores realizarão análise cega dos trabalhos, não tendo acesso aos nomes dos autores ou instituição de origem do trabalho.


VIII. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

VIII.1 Será disponibilizado on line (na área restrita do relator do resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
VIII.2 Certificados de participação serão disponibilizados on line (na area restrita) em até 20 dias após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.
VIII.3 Certificados de apresentação de trabalho serão disponibilizados on line (na área restrita do relator do trabalho), no site do congresso, em até 20 dias após o evento
VIII.4 Os anais serão disponibilizados no site do congresso até o final do mês de setembro de 2019. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso farão parte da publicação.


IX. CONFLITO DE INTERESSES

Os princípios da SOBRASP incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Casos de conflito de interesse deverão ser descritos no rodapé do e-pôster ou no final da apresentação oral.


X. PRAZOS E DATAS IMPORTANTES

X.1 Data limite para envio de resumos: 28 de fevereiro de 2019.
X.2 Divulgação do resultado da avaliação: 28 de março de 2019.
X.3 Prazo para pagamento da taxa de inscrição para autores responsáveis e apresentadores: 05 de abril de 2019.


XI. FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:

  • Novo usuário

Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.

  • Usuário já cadastrado

Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".

Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail trabalhos@sobrasp2019.com.br, ou acesse o link "Fale Conosco".

Fique atento às
datas principais


05

janeiro

2019

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

28

fevereiro

2019

Restam 77 dias para que você envie seu resumo!

Comissões

Comissões Científica e Organizadora compostas por lideranças da área.

SAIBA MAIS

Trabalhos Científicos

Em breve aqui as regras para envio dos resumos e os prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Programação completa das palestras e cursos disponíveis.

EM BREVE

local do evento

Windsor Oceânico Hotel

Dotado de uma completa estrutura para convenções e congressos com modernos e espaçosos salões. O Windsor Oceânico é interligado ao Windsor Barra Hotel, que já possui uma mega estrutura para eventos, por uma passarela climatizada, completando o maior centro integrado de eventos no Rio de Janeiro.

Rua Martinho de Mesquita, 129 , Rio de Janeiro, RJ, 22620-220, Brasil